idnp-header-logo

CURADORIAL

“Minha pele é linguagem
E a leitura é toda sua, ôh

Apesar de tanto não, tanta dor que nos invade
Somos nós a alegria da cidade
Apesar de tanto não, tanta marginalidade
Somos nós a alegria da cidade…”

Alegria da Cidade – Virgínia Rodrigues e Lazzo Matumbi

Indomináveis Presenças é a presentificação de imaginários contra-coloniais materializados em obras de diversas linguagens. Idealizada pelo quilombo digital AfrontArt, a exposição reafirma o compromisso em fomentar a emergência e a permanência de perspectivas negras e indígenas na cena das artes visuais brasileiras da contemporaneidade.

O processo curatorial compartilhado demandou de nós a capacidade de sonhar durante o imprevisto. Abraçamos o desafio de nos tornarmos íntimas de nossas divergências transformando-as em fricções criativas, adubamos a teimosia e insistimos tanto na alegria da realização do impossível, quanto na recusa em servir ao mero entretenimento. Abandonamos nomes, etiquetas identitárias, e aderimos a energia da transmutação. Nossas pesquisas são o fundamento do que apresentamos na exposição, mas precisamos ressaltar a importância de um processo curatorial moldado e refinado a cada novo encontro com artistas. Foi conversando que encontramos a imagem de uma floresta que atravessa o tempo, erguida por gentes de pele escura.

A coletividade de artistas presentes convoca-nos a visitar e experimentar formas de exorbitar o mundo desde perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ comprometidas com a emancipação da imaginação e com o estado de celebração. 

A recusa do mundo em nos acolher enquanto humanes aparece menos como um problema a ser reparado, e mais como uma possibilidade de entrar em relação com as muitas e antigas formas pelas quais existimos: aquilombadas e comprometidas em refecundar a vida apesar da violência. Das formas exorbitantes, desdobram-se narrativas fantásticas, retornos abstratos em direção à matéria, contestações monumentais, sobreposição de memórias, fabulação de futuros ancestrais.

Percebermos os ruídos das imagens se erguendo em festa depois das batalhas vencidas, e nos tornamos capazes de escutar as promessas sendo sussurradas entre afagos, esse é apenas um meio-começo de caminho. Planejamos um resultado, navegar a espiral do tempo e assentar, aqui e agora, um mundo que vem e que já está aqui. A rota percorrida nos fez incorporar vestígios e insistir na recusa daquilo que se espera de artistas dissidentes e de suas comunidades. Desenhamos outras rotas no mapa das artes visuais brasileiras. A arte só acontece porque é vivida enquanto liberamos nossas imaginações do projeto colonial e nos tornamos incapturáveis.

Eis as imagens: em abundância e enfeitiçadas. Desejamos que elas se espalhem e povoem cânticos, imaginações, sonhos, trabalhos escolares e conversas madrugais, pois elas são o vestígio e a evidência de que a vida segue acontecendo porque é encantada.

Nada… nada existe além do milagre e da persistência.

Luana Kayodè – Curadora
Cíntia Guedes – Curadora Convidada

AFRONTART

As poéticas contemporâneas das artes visuais brasileiras criadas por corpas dissidentes são afloramentos que brotam da vivência da dor, que reuniu milhares de corpos-culturas pela sobrevivência e re-existência. Seus imaginários celebram a pluralidade que emana das comunidades negra, indígena e queer, suas corporeidades, territorialidades, afetos e símbolos.

Se ontem o quilombo era tecnologia ancestral de fuga, hoje transmutou-se em tecnologia afrofuturista de re-conhecimento, co-criação e estratégia. Se a aldeia é célula ancestral-originária de comunidade, hoje ensina sobre o futuro.

O processo curatorial desta mostra catalisa uma expansão de imaginários na direção de uma nova ecologia simbólica decolonial sobre a cultura. Escancara uma diversidade criativa, estética, técnica e poética de artistas de diferentes gerações. Rastreia o que há de incontornável nas múltiplas identidades e expressões da arte brasileira

AfrontArt
por Raína Biriba

ARTISTAS VISUAIS

Adu Santos

Bernardo Conceição

Bixa Tropical

Cosmos Benedito

Edgar Azevedo

Panamby

Emerson Rocha

Gê Viana

Helen Salomão

Juh Almeida

Lucas Cordeiro

Mayara Ferrão

Rafa Bqueer

Rafaela Kennedy

Rainha F.

Uyra Sodoma

TEXTOS

Abigail campos leal

Correnteza Braba

Jota Mombaça

Jup do Bairro

OBRA SONORA

VENTURA PROFANA

SERVIÇO

CCBB Brasilia - 19/11/24 à 12/01/25

CCBB São Paulo - 05/02/25 à 07/04/25

CCBB Rio de Janeiro - 29/04/25 à 30/06/25

Entrada gratuita

Ingressos disponíveis na bilheteria ou no site
Classificação

Idealização e Produção

Realização

Idealização e Produção

Realização

Copyright 2024 | AfrontArt – Indomináveis Presenças